domingo, 28 de março de 2010

Vc

Era noite, noite longa no meu tempo...
- Ei! me dá 5 reais?
Olhei para ela, nem tinha percebido que estava ali...
Olhos fundos, boca num sorriso triste, a morte rondava.
- 5 reais? Para que?
- Podia te dizer que meu filho estava doente,
Podia te dizer que roubaram meu botijão de gás.
Podia também te enganar e falar de um assalto, ou da grana para pegar um ônibus.
Mas não.
Me dá 5 reais para comprar uma pedra de crack.


- Pedra de crack?
Por 5?


- Eu consigo ali, é da boa.


- E tem da ruim?
Você tá chapada já?


- Não, ainda não.
Me dá 5 reais e fico como quero.


Tá, disse pegando uma nota de dez.
Tem o dobro aqui.
Só me explica: porque?


-Porque você está aqui? ela disse.
-Porque vc me chamou e pediu 5 reais.


- Só isso? Porque você está aqui?
- Onde exatamente? respondi.
- Aqui. Nesse mundo. Aqui agora. Aqui nesse momento.


Aquilo me incomodou muito. Peguei a nota e ofereci a ela.
- Tá ai. Divirta-se.


Ela me olhou com olhos tristes e disse:
- Obrigado. 10 reais resolvem meu problema agora. Mas e o seu?


- Meu?
Que problemas? Do que está falando?


Ela riu.
Ao rir percebi os dentes podres na sua boca, mas ria.
Respirou fundo, e disse:
- Amigo, nunca ninguém me deu 10 reais ainda mais eu dizendo na lata o que iria fazer.
Nunca alias, ninguém me deu nada.
Se quer saber, me tiraram tudo.
Eu não era assim... sabia?
Eu tinha vida.
Eu tinha sonhos!
É... estranho né? Mas eu sonhava.
Eu já fui virgem. Acredita?
Eu já sonhei em me manter assim até o casamento.
Eu já fui católica,
Eu já ouvia Deus pelas palavras de Paulo e Pedro.
Eu já fui mulher!
Eu já fui sensual.
Eu já fiz homens babarem ao passarem à meu lado.
Hoje amigo,
E te chamo assim, pois perde teu tempo aqui.
Hoje sou nada.
Sou um lixo.
Você me vê e nem acredita porque o que digo não bate com o que teus olhos veem.
Mas,
um dia foi assim.
Você já me deu teus 10 reais. Podia dizer. Valeu. Tchau. Não tenho porque mentir.
Entende?
O que queria de você já recebi.


-Não. Respondi  na madrugada.
Você não me deu ainda o que eu quero.
Nem sabia que queria.
Mas agora eu quero mesmo!
Não te pedi para me parar.
Não te pedi para me pedir dinheiro .
Não te pedi nada.
Você interferiu no meu destino.
Você me parou e agora quero saber porque?


- Eu não uso drogas.
Nunca usaria.
Olhe agora para mim!


(olhei e algo estranho acontecia, ela era a mesma mas mudava.Percebi desde o princípio que era bonita ou devia ter sido, mas agora... ela começava a brilhar.)


Os dentes estavam brancos. Não estavam mais podres.
Os olhos de indagativos passaram a comtemplativos.
O sorriso, antes triste parecia agora iluminado de luz.


-Ei! ela disse.
Não olhe mais para mim. (e ela estava maravilhosa).
Olhe lá na frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário